segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Chelsea

Chelsea Football Club (AFI: tʃɛɫsi) é um clube de futebol de Londres, na Inglaterra, considerado um dos principais times do mundo na atualidade. Fundado em 10 de março de 1905, o clube conquistou quatro vezes o Campeonato Inglês, sete vezes a Copa da Inglaterra, quatro vezes a Copa da Liga e a Supercopa da Inglaterra como títulos nacionais; nos internacionais, venceu uma vez a Liga dos Campeões da UEFA, uma vez a Liga Europa, duas a Recopa, e uma Supercopa Europeia.
Entre 1939 e 1945, o Chelsea foi forçado a abandonar a Liga Inglesa, juntamente com muitos outros clubes, devido a Segunda Guerra Mundial, uma vez que todos os resultados obtidos durante o conflito foram vistos como "não oficiais". Desta forma, o Chelsea competiu em uma série de competições regionais, e, como qualquer outro clube, o seu elenco estava seriamente diminuindo, devido a guerra (somente dois membros do Chelsea não chegaram a fazer parte da guerra).
O clube teve seu primeiro grande sucesso em 1955, quando conquistou o seu primeiro título inglês. Conquistou também vários títulos durante as décadas de 1960 e 1970, mas não voltou a vencer outro importante título até 1997. No entanto, o clube viveu seus melhores momentos durante durante a década de 2000 e inicio da seguinte, niveladas por conquistar três vezes o título nacional inglês, e uma vez cada os dois principais torneios europeus, a Liga dos Campeões da UEFA e a Liga Europa da UEFA, entrando com a conquista do segundo, no seleto grupo dos clubes que venceram os quatro principais torneios europeus, se tornando o primeiro clube inglês.
O Chelsea manda seus jogos no estádio Stamford Bridge, com capacidade para 41.798 espectadores, e fica localizado em Fulham Road. Apesar do seu nome, o clube não está localizado no bairro de Chelsea, mas está no bairro vizinho de Fulham. Em 2003, o Chelsea foi comprado pelo magnata do petróleo russo Roman Abramovich.
A cor tradicional do clube é o azul real, utilizado para as camisas e calções, enquanto que o branco é utilizado nas meias. Seu escudo é tradicionalmente composto por um leão segurando uma bengala. A versão original deste escudo foi utilizado pela primeira vez em 1953, quando Ted Drake foi o responsável por mudar a imagem do clube. O escudo foi alterado em 2005, para comemorar o centenário do clube, e continua sendo utilizado atualmente. O clube dispõe de um grande número de torcedores, com os quais, tem a quinta maior média de público da Inglaterra. E, segundo pesquisa divulgada em 2010, o clube também dispõe da quarta maior torcida do continente europeu, com aproximadamente 22 milhões de torcedores.
Jogador que se destaca
Juan Manuel Mata García (Burgos28 de abril de 1988) é um futebolista espanhol que atua como meio-campista. Atualmente, defende o Chelsea.
Fazendo grande sucesso no Valencia, onde chegou aos dezenove anos, Mata esteve presente na disputa da Copa das Confederações de 2009 (disputando duas partidas) pela Seleção Espanhola. Já no ano seguinte, esteve na conquista do primeiro título mundial da equipe (onde disputou uma partida, na fase de grupos), na África do Sul.
Em 24 de agosto de 2011 foi anunciado como novo jogador do Chelsea, tendo assinado um contrato de cinco temporadas. Apenas três dias depois, estreou pelo clube, entrando aos 69 minutos de partida contra o Norwich City, tendo marcado ainda seu primeiro gol, finalizando a vitória por 3 a 1.
Mata conquistou a Eurocopa de 2011, pela seleção sub-20 batendo a Dinamarca na final, e ganhou o prêmios de bola de oura da competição. Também representou a seleção espanhola nos níveis sub-16, sub-17, sub-19, sub-20, sub-21 e sub-23.
Ele e Fernando Torres são os únicos jogadores do mundo que possuem os principais títulos como da Copa do Mundo de 2010Eurocopa de 2012Liga dos Campeões da UEFA de 2011–12 e Liga Europa da UEFA de 2012–13 no currículo.
Juan Mata

Nenhum comentário:

Postar um comentário